top of page

Trabalhos digitais

Gostamos muito de trabalhar com caneta e pincel sobre um papel ou uma parede, mas também trabalhamos muitas vezes com desenhos digitais.

Os digitais tem alguns benefícios. Temos algumas possibilidades que não teríamos com a caneta ou tinta, e também temos mais agilidade para fazer tanto alguns desenhos para prints, quanto para fazer projetos. Os prints estão disponíveis para venda na Urban Arts e também no nosso site.

Projeto feito no ProCreate e o trabalho final correspondente

Projeto feito no ProCreate e finalizado no Adobe Draw, e no Illustrator no Desktop, para capa de CD da Mariane Claro e material publicitário

Trabalhando com digitais já fizemos estampas e padrões, estudo de cores para trabalhos, ilustrações para impressão e venda, assim como projetos aplicados em paredes, e projetos para quadros. Então, realmente abre uma gama legal de novos trabalhos e por isso super indicamos!

Como fazemos e com quais programas trabalhamos?

Antes de ter o iPad Pro, trabalhávamos exclusivamente com o Photoshop e o Illustrator no computador e com a tablet. Algumas vezes faziamos alguma parte no papel para depois mexer no Photoshop e outras vezes faziamos tudo digital mesmo.

Com o iPad Pro é o mesmo esquema mas usamos para desenhar digitalmente, o programa ProCreate. Também usávamos outro app para fazer padrões, mas felizmente a nova atualização do ProCreate já tem essa ferramenta inclusa, e aí ficamos só com um app mesmo. O ProCreate é o nosso programa favorito, até faz time lapse de todo o processo de desenho. Mas é limitado em relação a tratamento de imagem e brushes. Por isso muito vezes, ainda finalizamos no Photoshop do computador (do computador mesmo, porque os apps do Photoshop para iPad achamos extremamente limitados). Essa interação entre os dois programas é bem feita e super fácil!

Opções de cores que fizemos para uma parede; desenho no ProCreate e cores no Illustrator

Se for mexer em vetor, usamos o Adobe Draw para iPad. Ele é ótimo, mas quem está acostumado com o Illustrator para desktop vai sentir falta de algumas funções que você só encontra lá, então normalmente finalizamos no programa do computador também.

Podemos dizer que o IPad Pro com Apple Pencil foi um ótimo investimento! Basicamente usamoso tempo todo, e por estar sempre a mão é muito mais rápido do que o computador. Tem que se adaptar aos apps mas isso faz parte. Nosso único arrependimento é que nosso iPad é o que tem menos memória e esses programas são bem pesados, então recomendamos não economizar nisso :).

Recentemente a Ju adquiriu um tablet da Samsung, o Galaxy Tab S3. Ele já vem com uma caneta que tem uma precisão boa! Como o Pro Create não roda nele, temos usado o Autodesk Sketchbook. Tem funcionado super bem para o tipo de demanda que temos, ele com certeza não é tão bom e não oferece tantas possibilidades como o Pro Create, mas funciona super bem, é bastante fácil de aprender a usar e pra quem não puder investir em um Ipad nós super indicamos!

Aqui alguns trabalhos feitos no Autodesk Sketchbook:

Gostamos muito da facilidade de fazer um esboço digitalmente. Facilita nossa vida!

Acho que é isso gente! E se você tiver uma dúvida ou quiser compartilhar uma experiência diferente, comenta aí embaixo. Vamos adorar saber e responder!

bottom of page