top of page

Dicas de cursos!

Na semana passada nós fizemos alguns posts no instagram mostrando os cursos que estávamos fazendo e muitas pessoas se interessaram em saber mais. Nós fizemos dois cursos intensivos na Plein Air Studio. Um era de Fundamentos da Pintura e o outro era Desenho de Retrato. Devido ao interesse que alguns seguidores demonstraram a gente resolveu fazer este post falando um pouco sobre a nossa experiência com cursos de arte!

Nós gostamos muito de sempre estudar e escolher técnicas novas pra se desafiar e testar o que elas podem agregar ao nosso estilo. É sempre importante tentar entender exatamente como é o curso antes de se inscrever pois cada curso e cada escola tem a sua maneira de ensinar e pode ser que você se frustre. Alguns são mais didáticos, outros mais livres e com mais autonomia para o aluno, é legal saber o que você acha que está precisando e quais são seus interesses com o curso.

Um dos cursos que fizemos quando começamos a desenhar (esse já faz uns bons anos) foi o de desenho artístico na Arte São Paulo. É um curso muito didático, na época usávamos apostila, ao longo de um ano te ensina diversas técnicas, misturando desenho de observação com criação. Você aprende desenho de anatomia, perspectiva, pintura com aquarela, guache, giz pastel, nanquim, carvão. É muito legal para quem está bem no comecinho, se você já conhece estas técnicas talvez não seja o curso ideal. Mas a Arte São Paulo tem outros cursos além deste, então vale a pena dar uma pesquisada!

Desenho feito durante o curso da Arte São Paulo

Saindo um pouco do que trabalhamos hoje, fizemos alguns cursos na Faculdade Melies. Eles eram mais voltados para animação e para a industria de produção digital, criação de personagem e etc (na época pensamos em trabalhar com isso), e hoje pode parecer que eles não foram importantes, mas na verdade fizeram e fazem muita diferença no traço e técnica que usamos. Foram três cursos, Pintura Digital, Escultura Tradicional, e um curso longo de Animação 2D. Cursos assim são ótimos para te abrir a cabeça e ensinar novas técnicas. Hoje usamos muito desenho digital, principalmente para projetos (facilita a vida), a escultura é ótima para te dar uma noção de volume e profundidade. O professor que deu o curso de escultura, Rick Fernandes, hoje dá aulas no seu studio, então é uma opção interessante também já que ele é ótimo professor. O curso de animação além de te “obrigar” a desenhar muito e muito rápido, ele te ensina demais sobre movimento e enquadramento. O que foi muito interessante também é que nesse curso de animação o professor apresenta muitas técnicas e matérias para desenho e também foca não só em personagem mas em objetos, paisagens, arquitetura e etc. Foi um curso muito importante mesmo trabalhando hoje apenas com imagens estáticas. O professor principal deste curso é o Carlos Avelino, ele também dá cursos na Plein Air (escola que falamos aí embaixo), ele é um super artista que sabe fazer praticamente de tudo muito bem, e uma ótima pessoa e professor!

Pintura digital voltada para ilustração/concept de personagem

Uma das animações criadas durante o curso da Melies

De animação também fizemos um curso rápido no Sesc! Uma ótima opção para você ser introduzido na técnica e fazer tipo um teste, aprendendo o básico e até mesmo para descobrir se você gosta ou não! As unidades do Sesc oferecem muitos cursos e oficinas voltadas pra arte, quase sempre gratuitos, vale super a pena olhar a programação todo mês. Ainda nessa área também fizemos um curso online de criação de personagem da Imaginism Studios. Eles tem uma plataforma voltada só para isso chamada Schoolism e são cursos dados por grandes nomes internacionais da ilustração! Tem de aquarela, retrato, óleo até personagens para cursos animado e revisão de portfólio. O que fizemos foi Fundamental of Character Design with Stephen Silver. Apesar de ser online o professor revisa e comenta em vídeo cada desenho feito por você. O legal é que todos os professores estão trabalhando com o que eles ensinam no mercado hoje, então além da experiencia eles tem uma visão muito atual.

No ano passado participamos de um curso bem rápido, mas que trouxe resultados incríveis! Foi o de Pintura em Porcelana com a Pâmela do Studio Pamelitas, já falamos sobre ele aqui. Ela ensinou técnicas de desenho, pintura e decalque em porcelana, mas o que acabamos usando mais foi o desenho com bico de pena. Tivemos um ótimo retorno, financeiro inclusive, desenhando em porcelanas. É uma técnica linda, fácil de aprender e muito gostosa de aplicar.

Desenho em porcelana

A Plein Air, onde fizemos estes últimos cursos, é uma escola que muitos artistas que trabalham na nossa área frequentaram. Eles tem cursos bem específicos e com professores artistas super especializados naquilo que ensinam. Fizemos em 2015 o curso de Aquarela deles, é um curso com duração de alguns meses e foi muito bom para aprendermos técnicas para esse material! Como a aquarela tem um uma forma bem específica de se comportar, as aulas ajudaram muito a entender realmente como ela funciona. Na época quem ministrava o curso era o Anderson Nascimento.

Uma das aquarelas feita durante o curso

Esse ano fizemos um intensivo que eles dão nas férias, que durou cinco dias com três horas de aula por dia. No curso Fundamentos da Pintura que fizemos com o artista George Mend, pudemos aprender a usar a tinta à óleo como ferramenta para estudo de cores, de luz e sombra, de retratos. A sala tinha cerca de sete alunos, o que facilitava para que todos tivessem um bom feedback do professor, ele conversava individualmente com cada aluno, ressaltando qualidades de cada um e dando dicas bem específicas para o estilo que cada um parecia querer seguir. Nós não tínhamos conhecimento nenhum sobre óleo basicamente mas alguns outros alunos já, o que é legal porque realmente a aula se torna bem pessoal, independente do seu nível. Para gente foi uma introdução importante apesar de rápida. Foi bom para sabermos se nos interessamos pela técnica e também já saímos com um bom conhecimento e mais confortáveis para usar a ferramenta e treinar em casa.

Retratos feitos durante o curso Fundamentos da Pintura

O Desenho de Retrato seguiu mais ou menos a mesma linha. Poucos alunos de diferentes níveis e estilos e o professor dando uma atenção especifica para cada um. As aulas foram dadas pelo retratista Marcus Claudio e focadas no desenho com carvão. Enquanto fazíamos os exercícios ele pontuava, explicava, e comentava o desenho de cada um. Essa aula foi diferente, porque ao contrario da pintura, o desenho, o retrato é algo que já temos familiaridade, e mesmo assim foi um ainda maior “abrir de olhos”. É muito legal ter alguém com tanta experiência e especializado no assunto falando sobre o seu desenho! Vale a pena.

Desenho feito no curso Desenho de retrato

Cursos teóricos também são muito legais pra quem trabalha com arte ou não. Nós já fizemos um curso livre de História da Arte na Escola Panamericana que foi bem divertido, ainda mais para quem realmente gosta de fatos, dados e etc. Funciona bem no estilo sala de aula/aluno/professor/ sabe?! Para quem gosta, é bem legal. Mais atualmente e com outro formato, fizemos o Decifrando Imagens com nosso amigo historiador João Vilhena. Neste curso nós praticávamos a leitura de imagem com grandes obras da história da arte até imagens atuais. São classes pequenas e que estimulam muito a discussão e troca de idéias entre todos! Para a nossa produção foi muito interessante, pois no curso conversávamos muito sobre as escolhas dos artistas na hora de produzir uma imagem e com isso acabamos percebendo escolhas nossas na hora de produzir que nem sempre são conscientes, isso faz com que a gente se conheça melhor enquanto artistas.

Além dos cursos livres, nós também nos formamos no curso de artes visuais pela Belas Artes em 2012. Foi uma experiência muito construtiva e que abriu nossa cabeça, além de ter feito com que a gente se conhecesse! No curso de artes visuais você adquire uma boa base de teoria e de prática. Na parte teórica tivemos aulas de filosofia, sociologia, história da arte, multimeios, além de muitas discussões sobre arte contemporânea. Na parte prática, aprendemos técnicas como gravura em metal, litogravura, xilogravura, um pouco de pintura, muitas experimentações em desenho, performance, audiovisual, todas sempre acompanhadas de uma boa reflexão sobre nossos processos e poéticas.

Nossa turma em 2010 no curso de Artes Visuais

No curso de artes, pelo menos neste da Belas Artes, as disciplinas práticas são sempre bastante voltadas à produção de arte contemporânea. Uma arte que se questione, que tenha um embasamento teórico muito forte, que seja inovadora. Então muitas pessoas podem se frustrar com isso (nós acompanhamos muitas desistências ao longo dos quatro anos), pois o tempo todo você está sendo desafiado pelos professores e pelo menos para a gente, as vezes fica a sensação de que o que você escreve sobre o trabalho é mais importante do que a produção prática em si. Mas no final o saldo foi super positivo, nós aprendemos muito e até hoje usamos o que aprendemos lá. Ainda mais porque tivemos e temos a oportunidade de nos aperfeiçoar em técnicas e desenho mais “acadêmicos” em paralelo, e assim preencher essa lacuna que a faculdade não aborda. Para quem está interessado em trabalhar com arte mesmo é um curso que recomendamos.

Enfim, esperamos muito ter ajudado! Deu para ver que opções não faltam certo? :).. Adoramos fazer cursos, workshops, aulas e etc. As mais especializadas e focadas no que você faz hoje são ótimas mas também recomendamos testar e se abrir para coisas diferentes. Vai que você descobre um novo interesse? E no pior dos casos, você sai com mais informação e mais bagagem pare enriquecer o seu trabalho e até sua vida pessoal. Se você tem experiências de cursos legais em outros lugares compartilha com a gente nos comentários! Aqui vai a lista de páginas e sites dos cursos e professores que citamos aqui no texto:

Studio Pamelitas: instagram @studiopamelitas

Centro Universitário Belas Artes: http://www.belasartes.br/

João Vilhena: jecvbr@gmail.com

Faculdade Melies: http://melies.com

Rick Fernandes: http://rfstudiofx.com.br

bottom of page