top of page

"Mas os traços são iguais?!"

Muita gente, quando vê nossos desenhos, comenta que não é possível diferenciar os traços de uma e da outra e perguntam como isso acontece. Quando criamos a Lanó cada uma de nós tinha um estilo diferente. A Carolina tinha o desejo de trabalhar com animação, então os seus trabalhos tinham sempre esse caráter de "criação de personagem", menos voltados para o poético e mais ligados a ilustração. Os seus trabalhos sempre exploravam técnicas de desenho.

A Juliana tinha um trabalho que era exatamente o contrário da Carol, menos focado na personagem, porém quase sempre com a figura humana. O trabalho era mais voltado pra exploração de linhas e texturas e com forte presença de elementos da natureza e, assim como a Carol, sempre explorando a técnica do desenho.

O estilo de traço da Lanó é claramente uma junção de personagens (que vieram da pesquisa da Carol) com linhas, texturas e um toque de surreal (que vieram da pesquisa da Juliana). Hoje em dia, depois de bastante estudo, essa separação não acontece na hora da produção. Apesar da Carol ter mais facilidade em rostos e a Juliana em texturas e linhas, nós sempre fazemos um pouco de tudo. E depois de três anos aprendendo uma com a outra, nossos traços acabaram ficando muito parecidos mesmo.

Quando a gente resolveu desenhar juntas, não sabiamos muito o que daria essa mistura, essa junção de personagens/texturas não era algo que já estava claro para a gente. Mas o que sempre nos ajudou bastante foi estudar imagens de referência. A formação de nós duas é em Artes Visuais e o que sempre aprendemos na faculdade é a importância de conhecer outros trabalhos artísticos. Nós gostamos de criar uma grande bagagem de referências e imagens que nos interessam para assim perceber o que nós duas temos em comum em questão de gosto e o que nós duas achamos viável fazer. Cada uma de nós já trazia suas referências, mas para pesquisarmos artistas novos juntas sempre usamos muito o Pinterest.

Pelo que percebemos, muitos artistas novos usam plataformas como o Pinterest para referências, o que as vezes resulta em trabalhos que se assemelham de alguma forma. Muitas vezes até dependendo do que está em alta na plataforma no momento. É importante ter cuidado, mas isso é algo extremamente natural já que as referências estão aí para todos e cada um tem a sua particularidade na hora de usá-las. A chave é ficar ligado para não ficar muito preso em alguma imagem específica, falamos um pouco mais sobre isso e uso de referências neste outro post aqui!

Aqui embaixo, uma lista de artistas novos e antigos que usamos como referência!

Harry Clarke

Sergio Toppi

Gabriel Moreno

Alphonse Mucha

Gustav Kimt

Ikenaga Yasunari

Sarah Golish

Tran Nguyen

bottom of page