top of page

Porcelanas

Desde o começo deste ano a Lanó descobriu um novo suporte: a porcelana! Porcelanas são um universo a parte quando o assunto é arte. São várias as maneiras que se tem de trabalhar com ela, mas com a gente não foi diferente do que costuma ser, escolhemos nossa técnica preferida, o desenho. Tudo começou com nós duas babando nas fotos de porcelanas que víamos no Instagram e Pinterest. Depois de pesquisarmos um pouco, descobrimos que a Pâmela do Estudio Pamelitas ia dar uma oficina de pintura em porcelana. A Carol ficou encarregada de fazer o curso e adorou!! Depois nós duas treinamos bastante o que ela havia aprendido, e principalmente a técnica de desenhar com o bico de pena sob a porcelana.

Trabalhando com o bico de pena na porcelana

A técnica é relativamente simples, preparamos a tinta com pigmento para pintar sob esmalte, óleo de copaíba e terebentina. Com o bico de pena desenhamos da mesma maneira que desenharíamos em outro suporte. Dependendo do objeto, se for mais plano ou se tiver mais curvas, a dificuldade muda. Também é bem chato de segurar a peça sem borrar algo que você ja havia desenhado, mas tudo isso são manhas que você vai pegando. Indicamos a você que nunca desenhou em porcelana, que faça um curso ou uma oficina para orientá-lo, apesar de ser simples, faz muita diferença aprender com alguém que tem experiência e que pode te ensinar varias técnicas para que você escolha com qual quer trabalhar.

Prato de porcelana da Lanó

Um problema que tivemos depois de algum tempo fazendo porcelanas foi a terebintina. Ela tem um cheiro super forte, então o ideal é trabalhar com máscara e em locais arejados. Obviamente nós não tomamos essas precauções antes e tivemos alergias e dores de cabeça intensas :D Depois que o desenho estiver pronto e com a tinta seca, está na hora de queimar! Aqui na cidade de São Paulo, nós já experimentamos dois lugares para a queima. Um se chama Scrimin e fica na rua João Ramalho e outro se chama Adegean e fica na rua Cotoxó. As porcelanas que usamos são bem básicas, algumas compramos em um brechó de porcelanas, outras no Supermercado Pão de Açúcar, qualquer porcelana pode ser utilizada.

Peças de porcelana compradas no Pão de Açúcar

Este processo para desenhar em porcelana é ótimo pois depois de pronta ela pode ser utilizada normalmente, inclusive em máquina de lavar e microondas.

Prato de porcelana com o tema Corais da Lanó

Todas as nossas porcelanas estão disponíveis para venda na nossa loja online aqui no site, dá uma olhada lá ;)

bottom of page