Nossa primeira exposição

October 13, 2016

Em abril deste ano fizemos uma exposição individual na Galeria Urban Arts da Oscar Freire.

 

Para quem não conhece a Urban Arts, ela é uma rede de galerias voltada principalmente para arte digital. Eles vendem prints pelo site e também pelas lojas físicas que têm algumas unidades em locais como Vila Madalena, Alameda Gabriel Monteiro da Silva, Moema e em outros estados do Brasil também. De tempo em tempo eles organizam exposições em suas lojas.

 

Convite para a nossa exposição!

 

Desde que criamos a Lanó já tínhamos como objetivo fazer uma exposição nossa. Pra isso, entendemos que precisávamos não só de um portfólio sólido, mas também de uma boa rede de contatos. Começamos então a frequentar vernissages abertas ao público de diversas galerias. Foi um ótimo jeito de conhecer galerias e espaços diferentes, outros artistas, funcionários e donos que estavam sempre presentes. Em uma dessas ocasiões conhecemos o gerente da época da loja da Urban Arts da Oscar Freire, na conversa com ele nós falamos sobre o nosso trabalho e ele nos disse para enviarmos para ele dar uma olhada. Já tínhamos gostado do perfil da galeria e ficamos bem contentes. Resultado: ele pediu para deixarmos alguns trabalhos com ele para que mostrasse pro André Diniz, sócio da rede. O André gostou e se mostrou interessado em fazer uma exposição nossa. Passaram-se alguns meses até que enfim a data da abertura foi marcada.

 

No momento pré exposição, uma coisa que nos deixou muito aflitas é que o custo com as molduras deveria ficar por nossa conta. Eram 17 molduras de diferentes tamanhos. Pesquisamos os preços e os prazos em vários lugares e acabamos fazendo na Struttura Arte Molduras, onde encontramos o melhor custo-benefício. O trabalho deles ficou ótimo, era próximo de nós, atendimento perfeito e um valor que achamos justo. Apesar de acrescentar um custo mais alto para os artistas, o bom de termos bancado as molduras é que até hoje nos permite maior mobilidade dos quadros de ir e vir.

 

O lado bom de fazer uma exposição com uma galeria é que eles já têm sua rede de clientes e que muito provavelmente passará a conhecer os seus trabalhos, eles ficam responsáveis pela divulgação, montagem, vendas, organização e você só aproveita o dia da abertura. Porém para que tudo isso aconteça e para que você tenha estes profissionais trabalhando a seu favor existe uma porcentagem do valor de venda do seu trabalho que fica para eles. Por isso é importante que você coloque seu preço imaginando que eles ainda irão acrescentar a parte deles em cima. Estes valores variam de galeria para galeria, no caso da Urban Arts, o valor é um pouco a mais que 50%. Vai de cada artista saber se esses prós e contras valem a pena ou não. Algumas galerias funcionam com outros tipos de ganhos, melhor ter tudo isso claro e por escrito antes do início de qualquer parceria.

 

Uma das paredes com nossos quadros expostos. 

 

Nós corremos muito para produzir os 17 trabalhos que estavam expostos, foram dias e noites desenhando os mínimos detalhes! O nome da exposição era "Corpos Híbridos " e os desenhos se baseavam em misturas de pessoas com elementos da natureza. Ficamos muito satisfeitas com os resultados, sabemos que se fosse hoje melhoraríamos alguns desenhos, mas alguns quadros usamos como referência até hoje! A exposição no geral foi muito boa para a Lanó! Foi muito bem divulgada e conseguimos alguns clientes que nos conheceram devido à Urban Arts. Além disso também foi interessante como exercício para pensar em uma exposição e até para gente conhecer e entender melhor nosso próprio trabalho. Dessa vez não existia uma encomenda específica, então era quase como se o cliente fosse a própria Lanó.

 

No final das contas nós só estávamos torcendo muito para que a Lanó fosse bem divulgada e que ganhássemos pelo menos o suficiente para cobrir os gastos que tivemos com as molduras! Vendemos parte dos quadros e os outros ainda estão à venda pelas lojas da Urban Arts! Deu tudo certo, ainda bem :)

 

Nós duas na frente de um painel que fizemos para a exposição!

 

 

Beijos

 

Lanó

 

Share on Facebook
Please reload