top of page

Se usando como referência

Quando vamos fazer algum desenho que envolva corpo ou rosto, sempre usamos alguma fotografia como referência. Nós não copiamos a imagem que estamos vendo, mas nos baseamos nela na hora de seguir a proporção e ver onde a luz e a sombra aparecem. Referência nunca é demais, mesmo não usando, no pior dos casos é mais uma imagem para seu catálogo mental!

Uma ótima plataforma para ajudar nessa busca por imagens de referência é o Pinterest, ele é uma rede social voltada para colecionar imagens! As pessoas postam imagens em suas páginas e criam tags para elas, outras pessoas podem encontrar as suas imagens ao buscar pela tag. Você pode adicionar as imagens de outras pessoas às suas pastas e organizá-las da forma que quiser.

Muitos artistas usam o Pinterest como um auxiliar para encontrar essas imagens, o problema é que alguns copiam a imagem de referência sem modificá-la muito. Já aconteceram algumas vezes de vermos um trabalho em alguma exposição e saber exatamente qual a referência que o artista usou. As vezes não só referência de pose, mas até de estilo e traço.

Desde então viemos tentando utilizar menos fotos prontas como base e começamos a produzir nossas próprias fotos. A vantagem de trabalhar em dupla é que uma posa enquanto a outra fotografa (mas as vezes rolam umas selfies também!). Obviamente não copiamos o rosto da fotografia, se não nós estaríamos em todos os nossos desenhos... mas usamos a luz e a posição do rosto ou de alguma parte do corpo pra nos guiar na hora de criar uma outra mulher. Além de serem muito úteis, ver essas fotografias depois sempre causam muitas risadas entre nós duas :)

Então nossa dica é essa, se for usar uma imagem que já exista como referência tente não reproduzi-la exatamente igual, e se puder tire fotos suas ou de amigos para usar como base para a pose que você quer desenhar. Lembre que se você viu essa imagem, com certeza muitas outras pessoas viram também!

Aqui embaixo estão algumas das fotos que tiramos, para vocês darem uma olhada e para gente passar um pouquinho de vergonha ;)

Beijos

Lanó

bottom of page