top of page

A Lanó

Sempre nos perguntam sobre a história da Lanó, então, nada mais justo do que fazer um post sobre isso!

Nós (Carolina Barbosa e Juliana Nersessian) nos conhecemos em 2009 no Centro Universitário Belas Artes. Éramos da mesma sala do curso de Artes Visuais da faculdade. Nesse ano, começamos a participar dos mesmos grupos e descobrimos algumas (várias) coisas em comum… Não teve como ser diferente e acabamos nos tornando muito amigas.

Nosso trio inseparável na faculdade! Ju, Carol e Marcella em 2011. Ficávamos o dia inteiro juntas, o que basicamente não mudou até hoje. :)

Na época, a ideia de trabalhar juntas nunca tinha passado pela cabeça de nenhuma das duas e acabamos indo para caminhos profissionais bem diferentes. A Ju começou a trabalhar em museus e exposições, e a Carol fazia freelancers como designer e ilustradora. Mesmo assim, dentro das aulas práticas na faculdade tínhamos uma semelhança bem forte no traço do nosso desenho. Nós duas entramos no curso de artes exatamente porque amávamos desenhar. Isso se refletia em todos os nossos trabalhos que sempre mantinham o desenho como elemento mais importante.

Foi só anos depois do término da faculdade, no final de 2014, que a idéia de trabalharmos juntas surgiu!

A Carol trabalhava na época na pós produção da O2 e lá ela conheceu o Danilo Delfino. Não demorou muito para eles descobrirem que também tinham em comum a paixão pelo desenho e então começaram a desenhar juntos. Um dia surgiu o convite para pintar uma parede. Ela nunca tinha feito aquilo mas resolveu tentar com a ajuda do Danilo.

A experiência foi fenomenal e o desenho ficou ótimo, aí veio o estalo de que aquilo poderia se tornar algo interessante!

O Danilo foi um grande incentivador, ele agitou muito a Carol para que ela saísse do trabalho e tentasse levar o desenho a sério. Carol então pediu demissão e usou um dinheiro da poupança dela para se manter enquanto descobria como esse negócio de viver de desenho funcionava.

Nosso amigo e tatuador preferido! @danilodelfino

Durante todo esse tempo nós ainda éramos melhores amigas e Ju ouvia e participava muito de todo esse processo. Ela começou a ficar interessada na ideia de trabalhar com desenho também, afinal isso sempre havia sido um sonho. Então veio o primeiro teste. Desenhamos juntas pela primeira vez! Bang Bang foi o nosso primeiro desenho e nos agradou muito. Nós funcionávamos bem não só porque nos dávamos muito bem, mas também porque depois ao olhar o desenho não conseguíamos diferenciar o traço de uma da outra.

Bang Bang. Nosso primeiro desenho foi em um A3, com aquarela, lápis e caneta. Ele foi todo pensado e feito pelas duas!

Não precisou de muito mais que isso, um mês depois ja estávamos fazendo paredes e mais desenhos juntas. E em dezembro de 2014 a Lanó oficialmente nasceu.

O que é a Lanó?

Na verdade é uma junção de sílabas que gostamos e que juntas formam uma palavra nova e sonora. Foi uma palavra inventada e que achamos bonita, simples assim. O pior é que no fim o nome tem a ver com a forma que realmente vemos a Lanó. Somos duas amigas, juntas porque combinamos muito bem, e que tem a intenção de fazer coisas bonitas e originais e que estejam afinadas com o que nós acreditamos e gostamos. Também somos simples assim, e não é que desse jeitinho está dando certo? :)

A primeira parede oficial da Lanó em outubro de 2014! Bem mais colorida e fofa do que o nosso

normal, mas uma experiência incrível com a qual aprendemos muito, muito mesmo.

Não foi fácil. Ainda não é fácil… Como vamos nos posicionar no mercado? O que topamos pegar para trabalho? Esse trabalho nós conseguimos adaptar para o nosso estilo? Como podemos nos profissionalizar? Também houve um processo para decidir “vamos ser uma dupla sempre?”, “vamos trabalhar separadas?” “como vamos dividir o dinheiro?”. Nessas horas existem várias coisas a serem pesadas e nunca são decisões fáceis. Mas um combinado que fizemos no nosso primeiro dia como Lanó e que nos rege até hoje é: a amizade em primeiro lugar. A partir disso vamos conversando e resolvendo todas as questões e desentendimentos.

Nos próximos posts vamos abordar todas essas questões de forma mais detalhada possível. Não temos tantos anos de experiência, não temos todas as fórmulas de sucesso, nem somos ricas e famosas (ainda). Mas estamos vivendo isso e queríamos muito dividir com quem tenha interesse em saber como é viver de arte em SP.

Quando começamos sentimos falta desses papos sinceros que nos dessem uma ideia do que está por vir, então esperamos ajudar e inspirar qualquer um aí do outro lado da tela :)

Nós duas! Quase sempre juntas em casa ou saindo por aí. Sócias, mas melhores amigas acima de tudo.. e com a Preta, uma das cachorras da Carol que está sempre junto também!

Lanó

bottom of page