top of page

Materiais para desenhar na parede! ATUALIZADO

Muitas pessoas nos escrevem perguntando sobre os materiais que usamos para desenhar na parede, então hoje resolvemos escrever um post só para isso!

Em quatro anos trabalhando com parede, já usamos as seguintes marcas de canetas, Posca, Unipaint e alguma vezes Molotow One4All (só chegou mais fácil no Brasil agora). Vamos fazer um pequeno comparativo entre elas.

A Posca é a mais barata mas a Molotow tem refil de carga, o que faz a caneta ser mais econômica e ecológica. A Unipaint normalmente é mais cara mesmo.

A Posca também é a mais fácil de achar em lojas, a Unipaint tem em algumas lojas que vamos postar abaixo e a Molotow agora também tem loja no Brasil (acho que só no RJ), mas você pode comprar pelo próprio site deles e entrega em todo Brasil.

A Posca é a com mais baixa durabilidade, ela borra bem se você passar um pano úmido na parede dias depois. A Unipaint fica super bem, já fizemos muros externos e ela não borra nem sai mesmo com chuva (inclusive para pintar a parede por cima você vai precisar de boas demãos de tinta de tão forte que ela é). A Molotow é melhor que a Posca mas forçamos um pano um pouco mesmo depois de seca e ela deu uma leve borrada. Como não usamos tantas vezes não temos certeza se depois de alguns dias ela fica completamente resistente. Eles dizem que ela funciona para trabalhos externos também, mas ainda não podemos dar nossa opinião sobre isso (assim que testarmos, atualizamos aqui).

A Posca e a Molotow são foscas. A Unipaint é bem brilhante o que deixa o trabalho sempre com uma leve cara de adesivo. Sinceramente gostamos dos dois acabamentos mas achamos que o brilhante deixa um acabamento mais perfeito. De qualquer forma é sempre bom lembrar disso caso você compre alguma outra tinta para ir junto com o desenho e combinar bem o tom de brilho.

A Unipaint é a que achamos que tem melhor cobertura. Se vc chacoalhar bem, mesmo o branco tem uma boa cobertura, e o preto tem sempre o mesmo tom. Ainda assim ja tivemos problemas com uma caneta branca ou outra que mesmo novas não funcionaram. A Posca muda muito o tom das canetas coloridas enquanto você desenha porque a tinta parece mais aguada e o branco tem uma cobertura que achamos bem ruim. A Molotow é o meio termo entre as duas.

A ponta da unipaint é mais resistente assim como a tinta dura mais que a Posca. A Molotow ainda não usamos o suficiente para comparar.

A Molotow tem muita opção de cor! Muita mesmo até porque você pode misturar as tintas dentro do refil. A Posca tem boas opções e a Unipaint tem pouquíssimas. Não gostamos de usar os metálicos da Unipaint ou da Posca porque eles não são tão fortes e bonitos.

A Molotow também ganha de levada em termos de variedade de canetas pontas e etc. A Posca tem um pouco mais do que a Unipaint e a Unipaint tem bem poucas opções. Normalmente usamos o tamanho da caneta em que a ponta ja começa a ser quadrada como a PX 30 da Unipaint, esse tamanho é para nós, o tamanho mais versátil.

A Unipaint é a que seca mais rápido, seguida pela Posca e depois a Molotow.

Outros materiais que usamos as vezes são, spray, tinta acrílica, tinta de parede mesmo, e nanquim (fazemos as vezes refil da caneta Posca com nanquim). Para o metálico usamos a Pasta Metalica Goldfix da Corfix diluida em Ecosolv. Nenhum desses materiais sai da parede! Mas em todos os casos você deve ficar atento ao material da própria parede e sua textura. Paredes com tintas muito vinílicas e superfícies muito lisas por exemplo, não fixam bem materiais à base d’água (tipo a Posca), e se elas tiverem acabamento de verniz, o spray que nao é a base d'agua faz com que a tinta descasque. Para materiais como vidro ainda não achamos uma caneta permanente sem que você passe um spray de fixação. Para superfícies porosas você vai precisar de canetas mais grossas e a ponta da caneta vai deteriorar mais rápido e por aí vai… Interessante se você não tiver experiência, dar uma testada antes.

Também perguntam que materiais usamos para rabiscar a parede antes. Usamos lápis aquarelável cinza de qualquer marca, ele sai com um pano úmido! Quando a parede tem muita textura usamos giz de lousa.

Normalmente fazemos nossas paredes com o marcador da Unipaint mesmo, achamos que o trabalho fica mais bem acabado e não corre o risco de borrar. Porém não tem problema nenhum em fazer uma parede com a Posca, só é importante avisar quem mora no lugar que não se deve limpar a parede com nada que não seja um pano seco. Além deles sempre usamos spray para preenchimento ou a tinta acrílica. Dica: A tinta critica misturada com água pode dar na parede o mesmo efeito de uma aquarela, mas com uma super durabilidade

Lojas que usamos:

Papelaria Fruto de Arte - Rua Marques de Itú, 397 - SP

Pintar Materiais Artísticos - Rua Cotoxó, 110 - SP

Casa do artista - Alameda Itu, 1012 - SP

www.molotow.com.br

Também dá para comprar em lojas de materiais artísticos online assim como na Galeria do Rock em SP.

Esperamos ter respondido todas as dúvidas! Caso a gente lembre de alguma coisa ou teste um material novo, postamos por aqui ;).

Beijos

Lanó

bottom of page